top of page

Audiência Pública

O presidente da ABDR, o Sr. Sidnei de Castro Barbosa foi convidado para participar de uma Audiência Pública da Comissão Especial com a finalidade de “acompanhar, estudar e fiscalizar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 2030 nas políticas do Município do Rio de Janeiro”, com o tema: internação de pacientes portadores de doenças crônicas que necessitam de Home Care, a realizada no dia 14 de novembro, às 10 horas, no plenário desta Casa de Leis.

Milhares de pessoas no Brasil, em especial crianças e adolescentes de forma invisível ocupam leitos de CTI/UTI. São pacientes portadores de doenças crônicas com uso ou não de equipamentos que têm sua condição clinica estabilizada, que poderiam estar em suas casas no convívio familiar se o Estado lhe garantisse as condições mínimas de sobrevivência.

 

Pelo exposto, estamos diante de milhares de internações que criam um gasto desnecessário ao Estado, sacrificante ao paciente e familiar, ocupando leitos que poderiam estar à disposição de quem de fato precisa, tratando-se de pacientes agudos em risco de vida.

 

Os poucos pacientes que conseguiram usufruir do direito de assistência a saúde domiciliar via decisão judicial, utilizando-se do benefício de Home Care, enfrentam  problemas pelas decisões não refletirem acerca do custo da energia elétrica para manter as máquinas funcionando 24 horas.  

 

Diante da invisibilidade que envolve esta questão, é inconclusiva a amplitude das pessoas que se encontram nesta modalidade de internação, e que, silenciosamente, ocupam leitos de CTI/UTI de diferentes unidades de saúde.

 

De outra forma, não menos importante, milhares de pessoas no Brasil e no mundo todo dedicam suas vidas a cuidar de um ente querido. Em geral, essas pessoas não têm condições econômicas de arcarem com cuidadores profissionais assumindo a função familiar, abdicando de todo e qualquer desenvolvimento social, econômico ou político. 

Fotos do Evento

bottom of page