top of page

Doença de Chron

A DOENÇA

A Doença de Chron é uma inflamação crônica que pode acometer todo o aparelho digestivo, mas que atinge principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon).

O processo inflamatório é severo e invasivo, acometendo todas as camadas do intestino.

A doença atinge tanto homens quanto mulheres, especialmente entre os 20 e os 40 anos. A incidência é maior entre os fumantes.

Embora não se saiba ao certo quais as causas da Doença de Chron, há indícios de que ela surge por conta de problemas no sistema imunológico. Ou seja, alterações no sistema de defesa do organismo.

Dores abdominais, diarreia (com ou sem presença de sangue), perda de peso e enfraquecimento são sintomas comuns. Também podem ocorrer dores nas articulações, lesões de pele e pedras nos rins e na vesícula.

Os casos mais graves podem apresentar obstruções ou perfurações intestinais.

Diagnóstico

Histórico do paciente, exames clínicos e exames de sangue podem indicar a Doença de Chron. Porém, ela tem sintomas parecidos com outras doenças do sistema digestivo.

Por isso, é importante localizar a área atingida por meio de exames de imagem, como colonoscopia, endoscopia digestiva, raio x do trato intestinal, tomografia e ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento depende do estágio da Doença de Chron, que é classificado como leve, moderado ou grave. São utilizadas medicações para conter as inflamações, aliviar os sintomas e prevenir as crises.

É importante que o paciente adote um dieta balanceada, evitando alimentos ricos em gordura e fibras. Um nutricionista pode ajudar neste processo.

Abandonar o tabagismo e praticar exercícios de forma moderada também são hábitos recomendáveis.

Nos casos mais graves, de obstrução ou perfurações intestinais, é necessária a intervenção cirúrgica.

 

Fonte:

http://www.associacaoandora.org/doenca-de-chron.html

bottom of page